Ed. 16 | 4 de julho de 2017

CEIVAP empossa novos
membros e elege diretoria

Para o período de 2017 a 2020 o
Comitê prevê aplicação de 196 milhões em projetos

Nova diretoria do CEIVAP

O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) realizou, no dia 30 de junho, na cidade do Rio de Janeiro, a posse de seus novos membros, para o quadriênio 2017-2020, e elegeu a nova diretoria, que atuará no período de 2017 a 2019. Durante o evento, houve o lançamento do Programa de Tratamento de Águas Residuárias (PROTRATAR) e a assinatura dos Termos de Cooperação Técnica entre o Comitê, AGEVAP e municípios para elaboração de Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

A nova diretoria do CEIVAP será composta por Mônica Porto, representante da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, como presidente, Matheus Cremonese, representando a ONG Programa de Educação Ambiental (PREA/MG), como vice-presidente, e Eduardo Dantas, representando a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE), como secretário do Comitê.

O CEIVAP, através de seu Plano de Aplicação Plurianual (PAP) para o horizonte de 2017 a 2020, tem a previsão de arrecadação de R$ 196 milhões para serem investidos em programas de gerenciamento de recursos hídricos, recuperação da qualidade ambiental e proteção e aproveitamento dos recursos hídricos na área de abrangência da bacia do rio Paraíba do Sul.

Assumindo a presidência do CEIVAP, Mônica Porto reconheceu a importância da participação das instituições que fazem parte da composição do Comitê. “Essa integração de poder público, usuários e sociedade civil que faz o sistema de recursos de hídricos crescer e evoluir. Que a gente busque integrar, mas respeitando a individualidade de cada estado e cada parte da bacia do Paraíba do Sul”.

Na ocasião, foi lançada oficialmente a nova logomarca do Comitê, reformulada após dez anos, e foram aprovadas as criações dos Grupos de Trabalho de Pagamento por Serviços Ambientais (GT PSA) e de Educação Ambiental, Mobilização e Comunicação do CEIVAP. As prefeituras de Arujá, Barra Mansa, Resende, Vassouras, Pinheiral e Paraíba do Sul assinaram os Termos de Cooperação Técnica para realização dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação