Ed. 17 | 11 de julho de 2017

Remoção de macrófitas foi iniciada

Projeto do CEIVAP começa
na cidade de Pindamonhangaba

Processo de retirada de macrófitas no rio Paraíba do Sul

O projeto do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul (CEIVAP) para remoção, transporte e destinação final de macrófitas foi efetivamente iniciado no dia 26 de junho, no trecho do rio Paraíba do Sul, na cidade de Pindamonhangaba, no interior paulista. Cerca de R$ 2,8 milhões serão investidos nesse projeto, que irá ocorrer durante doze meses, que visa contemplar cerca de 50 municípios ao longo da calha do rio Paraíba do Sul. As próximas cidades, de acordo com o cronograma do projeto, serão Tremembé/SP e Paraibuna/SP.

A Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), enquanto secretaria executiva do CEIVAP, vai assinar Termos de Cooperação com os municípios, garantindo que os mesmos sejam responsáveis pela retirada das macrófitas das margens do rio e destinação final, de acordo com licenciamento ambiental. A empresa LUSCHI está sendo a responsável pelo execução dos trabalhos.

De acordo com relatórios do Comitê, a remoção do excesso de macrófitas aquáticas traz muitos benefícios aos corpos hídricos e aos seus usuários. Com a remoção, pode-se não somente controlar os problemas secundários originados pelo intenso crescimento, mas também contribuir com a redução dos teores de nutrientes do sistema. Valores aproximados de 16% e 34% de retirada dos teores de nitrogênio e fósforo, respectivamente, já foram contabilizados em sistemas onde foi aplicada a retirada do excesso das macrófitas aquáticas. Assim, além de favorecer o uso múltiplo adequado dos corpos e mitigar os diversos problemas oriundos do intenso crescimento, a remoção das macrófitas aquáticas também é uma alternativa no controle da eutrofização.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação