Ed. 17 | 11 de julho de 2017

Oficina sobre esgotamento sanitário
acontece em Pinheiral

Municípios da região do médio Paraíba
participam de discussões acerca do tema

Estação de Tratamento de Esgoto ETE Alegria, em Resende/RJ

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS) irá promover, nos dias 13, 14, 20 e 21 de julho, a “Oficina de Diagnóstico: RX do Esgotamento Sanitário”. O evento tem por objetivos identificar as particularidades e a realidade do esgotamento sanitário dos 19 municípios da região do Médio Paraíba, conhecer as iniciativas já realizadas, os trabalhos em execução e projetos que cada cidade possui em conformidade com o tema.

A proposta consiste em criar um banco de dados sobre o status do esgotamento sanitário nas áreas rural e urbana na região em que o Comitê atua, a fim de subsidiar a elaboração do “Ranking do Esgotamento Sanitário do Médio Paraíba do Sul, que servirá de base para investimentos de recursos em saneamento básico. Representantes do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Instituto Trata Brasil e Ministério Público Federal.

As oficinas serão realizadas no Instituo Federal de Ciência e Tecnologia (IFRJ), no campus Nilo Peçanha, em Pinheiral, a partir das 8 horas. Os representantes de cada município terão 45 minutos para expor a atual situação de coleta e tratamento de esgoto em sua cidade e tirar dúvidas dos participantes. O público-alvo do evento são os membros do Comitê Médio Paraíba do Sul, as prefeituras e instituições de ensino técnico e superior da região, que oferecem cursos nas áreas de meio ambiente e gestão de recursos hídricos.


Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul

A região hidrográfica do Médio Paraíba do Sul compreende integralmente os municípios de Barra Mansa, Comendador Levy Gasparian, Itatiaia, Pinheiral, Porto Real, Quatis, Resende, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda, assim como, parcialmente, os municípios de Barra do Piraí, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Piraí, Rio Claro, Três Rios e Vassouras, situados na região sul fluminense do Estado do Rio de Janeiro.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação