Ed. 69 | 10 de setembro de 2018

CEIVAP participa do III SRHPS

Evento tem como tema central a sustentabilidade
hídrica na bacia do Paraíba do Sul

Cerimônia de abertura do evento

Coube ao vice-presidente do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), Matheus Cremonese, abrir o ciclo de palestras da terceira edição do Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul (SRHPS). Realizado de 27 a 29 de agosto, na cidade de Juiz de Fora/MG, o evento reuniu cerca de 300 participantes, entre técnicos, pesquisadores e estudantes.

O Comitê e sua secretaria executiva, a Agência de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), apoiaram e patrocinaram o III SRHPS. O Simpósio tem como objetivo consolidar parcerias e atividades em uma rede de pesquisa em recursos hídricos e meio ambiente, para suporte ao processo de gestão das águas em cada região da bacia do Paraíba do Sul.

Matheus Cremonese destacou o fato de o evento envolver representantes de outros comitês, instituições e população que reside ao longo da bacia do Paraíba. “O Simpósio é fonte e base de informação técnica precisa, clara e objetiva para subsidiar ações e projetos de recuperação ambiental”, acrescentou.

O diretor-presidente da AGEVAP, André Marques, que também compôs a mesa de abertura, sublinhou a interligação do meio técnico e acadêmico na busca de soluções para os desafios e problemas identificados na bacia. “O Simpósio é o espaço ideal para compartilhamento de ideias e experiências. Vimos trabalhos muito interessantes que irão enriquecer tecnicamente debates e planejamentos futuros.”

A programação foi composta por mesas-redondas, sessões plenárias e exposições de painéis contendo projetos e pesquisas na bacia do Paraíba do Sul. No primeiro dia do evento, a presidente do CEIVAP, Monica Porto, marcou presença na mesa redonda sobre gestão da qualidade da água. Em sua fala, destacou o desafio do enquadramento de corpos d’água em bacias interestaduais e enfatizou: “Enquadramento é bom senso.”

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação