Ed. 77 | 7 de janeiro de 2019

Igam lança livro sobre Bacias Hidrográficas

Publicação aborda critérios para definição de áreas prioritárias para revitalização

Com o intuito de subsidiar a gestão hídrica de Minas Gerais, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) lançou no final de 2018 o livro “Gestão de Bacias Hidrográficas: Critérios para definição de áreas prioritárias para revitalização”. A publicação tem como objetivo indicar critérios para priorização de áreas para revitalização das bacias hidrográficas, indicando ações de conservação de água e solo, saneamento básico, uso sustentável, infraestrutura hídrica, levantamento de fontes alternativas de abastecimento, dentre outras medidas.

O livro foi escrito por um grupo interdisciplinar de especialistas, entre servidores do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e acadêmicos. A publicação inclui conceitos, princípios e conhecimentos que devem ser analisados para este fim, envolvendo o zoneamento ecológico-econômico, a conservação do solo, da água e da biodiversidade, os instrumentos para a gestão de bacias hidrográficas e o efeito das condições climáticas nos sistemas ambientais e na sua susceptibilidade às mudanças no clima.

A consideração integrada desses conhecimentos é necessária para subsidiar as diretrizes de um programa de revitalização de bacias hidrográficas, como, também, a sua sustentabilidade, garantindo não apenas a conservação do meio ambiente, mas também o uso adequado destas bacias a fim de assegurar o sustento das populações que as habitam.

A publicação aborda ainda a análise de áreas rurais, urbanas e as particularidades associadas à influência específica de cada um destes tipos de uso e ocupação do solo no processo de circulação da água na bacia hidrográfica. Pela abordagem apresentada pela publicação é possível evidenciar as diferenças de comportamento hidrológico existentes entre estes tipos de ocupação e as variações no tratamento que deve existir entre cada uma dessas condições e, por consequência, nas ações para a sua mitigação.

Com informações do IGAM

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação