Ed. 83 | 1º de abril de 2019

CEIVAP elege nova diretoria

Em sua primeira reunião de 2019, Comitê faz balanço de suas ações e projetos nos últimos dois anos

Da esquerda para a direita: Eduardo Dantas, Matheus Cremonese,
Ricardo Jacob, Monica Porto e Renata Bley

O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) realizou a 1ª Reunião Ordinária de 2019 no dia 27 de março, em sua sede, em Resende/RJ. A plenária foi marcada pela eleição e posse da nova diretoria do Comitê, que estará à frente da gestão no biênio 2019/2021. Na ocasião, o representante do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Paulo Diniz, apresentou a “Análise hidrológica e hidráulica da bacia do rio Paraíba do Sul no ano de 2018 e perspectivas para o ano de 2019”.

A nova diretoria do CEIVAP passa a ser composta pela representante da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro (SEAS), Renata Bley, como presidente; Matheus Cremonese, da ONG Programa de Educação Ambiental, reconduzido ao cargo de vice-presidente; e pelo representante da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), Ricardo Jacob, como secretário do colegiado.

A reunião também marcou o encerramento da gestão da diretoria do biênio 2017/2019, composta por Monica Porto (presidente), Matheus Cremonese (vice-presidente) e Eduardo Dantas (secretário). Durante a plenária, foi exibido um vídeo que detalhou as ações e projetos conduzidos pelo Comitê no período e foram feitas apresentações sobre a atuação da Câmara Técnica e dos Grupos de Trabalho.

De 2017 a 2019, o CEIVAP deu encaminhamentos importantes a uma série de assuntos no âmbito da gestão da bacia. Houve avanços nas ações relacionadas a saneamento básico, retirada de macrófitas, Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) com foco em recursos hídricos, capacitação em educação ambiental, sistema de informações sobre a bacia, entre outros. No ano passado, foi aprovado o reajuste do Preço Público Unitário da metodologia da cobrança pelo uso da água na bacia, que viabilizará ainda mais investimentos em projetos.

Acesse o vídeo da gestão 2017/2019 aqui

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação