Cadastre seu email e receba informações sobre o CEIVAP.

Newsletter Clipping
Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

CEIVAP e AGEVAP comemoram os 80 anos do Parque Nacional de Itatiaia


Foto:


O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), representado por seu vice-presidente, Rutnei Morato Erica, e a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul AGEVAP), representada por seu diretor-presidente, André Luis de Paula Marques, estiveram presentes na cerimônia de comemoração dos 80 anos do Parque Nacional de Itatiaia. O evento foi realizado no dia 13 de junho, na área de visitação do Parque, situado na cidade de Itatiaia/RJ.

Na ocasião, houve a reinauguração do centro de visitantes do Parque, que passou por obras e está totalmente revitalizado. Houve também uma exposição interativa da fauna e flora da região, além do lançamento do livro “Aves do Parque Nacional do Itatiaia”. Cerca de 200 convidados estiveram presentes, entre autoridades, técnicos e ambientalistas.

O CEIVAP foi um dos patrocinadores do evento. Para Rutnei Morato é fundamental que o Comitê apoie e incentive causas como esta. “É importante divulgar os 80 anos do primeiro parque criado no Brasil e é uma honra para o comitê poder apoiar e comemorar junto com outras instituição que trabalham em prol da mesma causa, que é a preservação ambiental como um todo”.

No dia 8 de junho, na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o Parque recebeu a Medalha Tiradentes - a mais alta a condecoração concedida pela Casa Legislativa -, destinada a premiar instituições e personalidades que tenham prestado relevantes serviços à causa pública.

 

Parque Nacional de Itatiaia

Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia foi criado em junho de 1937. Ele abrange os municípios de Itatiaia e Resende, no Estado do Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte em Minas Gerais, que abriga aproximadamente 60% de seu território. Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.

Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos, onde nascem vários rios. A área do Parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul.

A parte baixa caracteriza-se principalmente por sua vegetação e cursos d'água, com diversas áreas apropriadas para banho. O fácil acesso a partir da Via Dutra facilita o fluxo de turistas, o que explica o fato de ali estar concentrada a maior parte da estrutura de visitação.


Outras Notícias

Mais Notícias »