Cadastre seu email e receba informações sobre o CEIVAP.

Newsletter Clipping
       
Noticias

ANA, IGAM e INCT/UFMG iniciam projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos


Foto: Imagem de Divulgação

O monitoramento de esgotos pode auxiliar na estimativa do número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. A partir desta conclusão trazida por estudos realizados no exterior, a Agência Nacional de Águas (ANA), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e o Instituto de Ciência e Tecnologia da UFMG lançaram o projeto-piloto para monitoramento de esgotos no país.

A iniciativa nasceu a partir da assinatura de Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre ANA e UFMG para mapeamento da ocorrência do novo coronavírus no esgoto em diferentes pontos das sub-bacias sanitárias de Belo Horizonte e Contagem (MG) e tem como objetivo chegar a um mapa epidemiológico por meio da via hídrica, para, assim, apoiar uma ação de saúde pública mais efetiva na região analisada.

A parceria também possibilitará a criação de um sistema de avisos, que poderá antecipar medidas sanitárias e auxiliar no diagnóstico regionalizado em populações ainda sem sintomas manifestos da infecção, já que há indícios de que as pessoas excretam o vírus até mesmo antes de apresentarem sintomas. A intenção é que os resultados da pesquisa possam chegar a outros estados do país e iniciativas semelhantes venham a ser adotadas.

Com informações da Agência Nacional das Águas



12-05-2020


Outras Notícias

Mais Notícias »