A- A+

Notícias

Acontece
22-03-2021

CEIVAP completa 25 anos de gestão e história

CEIVAP completa 25 anos de gestão e história

Foto: Imagem de divulgação Noticia

No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, o CEIVAP completa 25 anos. Instituído em 1996, pelo Decreto Federal nº 1.842, o Comitê é um dos pioneiros no sistema de gestão hídrica. Desde a sua criação, atua viabilizando programas de gerenciamento, recuperação e proteção dos recursos hídricos na área da bacia. Há elaboração de estudos, planos e projetos, intervenções para preservação e conservação de mananciais, além de ações de comunicação, educação ambiental e mobilização.

Composto por ética e história, e essencialmente, por pessoas que o ajudam a escrevê-la todos os dias. São anos marcados por muito trabalho e importante marcos. O CEIVAP foi o primeiro Comitê do Brasil a implementar a metodologia da cobrança pelo uso da água em 2002, e foi também, peça fundamental na criação da AGEVAP, a primeira Agência de Bacia instituída no país, sua secretaria executiva até os dias de hoje.

De 2004 até os dias de hoje, o CEIVAP já totalizou investimentos de mais de R$ 170 milhões, provenientes da cobrança pelo uso da água, em programas e projetos na bacia do Paraíba do Sul. Entre as ações destacam-se a elaboração de Planos de Saneamento Básico e Planos de Resíduos Sólidos para os municípios, o investimento em obras relacionadas a esgotamento sanitário, recuperação de nascentes, a criação do Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (SIGA-CEIVAP), o financiamento de pesquisas e diagnósticos acerca de diversos temas ambientais que envolvem a bacia, entre outros.

Voltar ao topo

VOLTAR PARA O TOPO