A- A+

Notícias

Editais de Chamamento
24-08-2021

CEIVAP divulga municípios habilitados para Programa de Gerenciamento de Perdas

Foto: Imagem de divulgação Noticia

Hierarquização dos projetos será divulgada em setembro

Os municípios de Argirita/MG, Guaratinguetá/SP, Quatis/RJ, Tocantins/MG e Volta Redonda/RJ foram habilitados no Edital de Chamamento Público do Programa de Gerenciamento de Perdas em Sistemas de Distribuição de Água, iniciativa do CEIVAP, desenvolvida pelo seu Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Águas e Saneamento Ambiental (CDTASA).

O Programa foi criado com o intuito de incentivar o uso racional da água, por meio de controle de perdas em sistemas de abastecimento público, fontes alternativas para abastecimento nos municípios e reuso, através de estudos e desenvolvimento de projetos inovadores. Ciente das lacunas e da capacidade de desenvolvimento e avanço no saneamento na área da bacia do Paraíba do Sul, o CEIVAP está destinando mais de 1 milhão para o Programa.

Os municípios contemplados pelo Programa receberão um projeto piloto demonstrativo de gerenciamento e controle de perdas em sistemas de abastecimento de água, por meio da instalação de sensores na rede de distribuição, e com o uso de ferramentas digitais para o acompanhamento dos dados produzidos e enviados por estes sensores.

Com o monitoramento das pressões na rede de distribuição, é possível detectar mudanças das pressões médias, possibilitando que o município identifique vazamentos e outros problemas de forma ágil, diminuindo perdas de água, e direcionando melhor os esforços de ações de caça vazamento. Portanto, o sistema piloto demonstrativo a ser implantado permitirá a identificação e solução mais rápida de problemas de perdas de água, diminuindo o tempo de resposta em casos de realização de manutenção.

Sobre o CDTASA

Resultado de uma parceria entre a Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTec SJC) e a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), com interveniência do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), o CDTASA foi criado com o objetivo de incentivar pesquisas e impulsionar projetos de inovação em gestão das águas e saneamento na bacia do rio Paraíba do Sul, visando realizar projetos que resultem em benefícios para a bacia.

Voltar ao topo

VOLTAR PARA O TOPO