A- A+

Notícias

Acontece
17-04-2021

Pactuação dos Planos de Recursos Hídricos evidencia a gestão compartilhada e a integração em seu processo de construção

Foto: Freepik Noticia

Evento foi transmitido pelo canal do CEIVAP no Youtube, no dia 31 de março.

Em comemoração ao Mês da Água, e aos 25 anos do CEIVAP, o Comitê, em parceria com a AGEVAP, Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), Comitês de Bacia Afluentes e órgãos gestores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, promoveram o evento para Pactuação dos Planos de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul e Bacias Afluentes.

O encontro marca a finalização da segunda fase do projeto, que antecede a consolidação do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul (PIRH). Na abertura, a presidente do CEIVAP, Ana Asti, falou sobre a construção significativa e inovadora do Plano Integrado. “Traz a completude, a certeza dos projetos e das necessidades de cada território que forma essa grande bacia".

Os Planos de Recursos Hídricos são planos diretores que visam fundamentar e orientar a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e o gerenciamento dos recursos hídricos. O diferencial deste projeto do CEIVAP, é ter passado por uma reorganização estrutural visando a garantia da integração dos instrumentos de planejamento, o fortalecimento do processo participativo e decisório, facilitar a operacionalização da execução das ações previstas, bem como a otimização dos recursos.

O coordenador do Grupo de Trabalho Ampliado para Acompanhamento da Revisão dos Planos de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul e Bacias Afluentes (GT Plano Ampliado) e especialista em recursos hídricos da ANA, Márcio de Araújo, destacou a importância do processo participativo que permitiu a construção de uma agenda de integração para o Plano. “Teremos um documento que retrata tudo que acontece na Bacia do Paraíba, não somente em relação as ações do CEIVAP, como também, contemplando a realidade do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH)”.

Ao longo do evento foram apresentados os status do PIRH e Planos de Bacias Afluentes, as ações pactuadas para curto prazo, a elaboração do Plano de Gerenciamento de Risco da Bacia, o Programa Monitorar, os projetos e ações na área de saneamento, no âmbito do CEIVAP, o Programa Mananciais, um estudo de caso sobre a Indústria, e o andamento das tratativas referentes a educação ambiental no Comitê. Estes e outros assuntos podem ser acompanhados pelo SIGA-CEIVAP. Transmitido pelo canal do CEIVAP no Youtube, no dia 31 de março, a videoconferência contou com quase cem participantes, entre palestrantes e espectadores. Assista na íntegra clicando aqui.

Sobre o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Paraíba
O projeto para revisão e finalização do Plano foi dividido em três fases: A fase 1 refere-se à “Complementação e finalização do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Paraíba do Sul; a fase 2 à Elaboração dos Planos de Recursos Hídricos dos Comitês Afluentes Fluminenses e Mineiros; e a Fase 3, à Consolidação do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Paraíba do Sul e a construção dos Manuais Operativos dos Planos (MOP) de forma integrada, envolvendo CEIVAP e CBHs Afluentes. O CEIVAP está investindo cerca de R$ 2,1 milhões neste grande projeto, que deverá ser concluído até meados de 2021. Os recursos financeiros são provenientes da arrecadação da cobrança pelo uso da água na bacia do Paraíba.

Voltar ao topo

VOLTAR PARA O TOPO