A- A+

Notícias

Projetos
24-01-2022

Panorama das ações do Programa Mananciais

Noticia

Em dezembro, o CEIVAP, no âmbito do Programa Mananciais, concluiu o Projeto de Incremento Participativo de Serviços Ambientais na Microbacia Alvo do Alto curso do Rio Vermelho e finalizou o Diagnóstico Rural Participativo (DRP) da microbacia do Alto curso do Rio das Flores.

Aprovado pela Deliberação nº 276/2019, o programa tem o objetivo de proteger, manter, recuperar, expandir e assegurar a oferta de serviços ecossistêmicos que contribuam para a manutenção da qualidade e regulação da disponibilidade da água de mananciais estratégicos na bacia.

Ao longo da vigência do atual Plano de Recursos Hídricos da bacia, estão previstos três ciclos dessa iniciativa, totalizando investimentos de R$ 84,6 milhões em ações. Cada ciclo é dividido em cinco etapas: mobilização, visita técnica, elaboração dos PRISMAs, execução dos projetos e avaliação. Confira as atualizações de cada ação abaixo:

Microbacia do Alto Curso do Rio Vermelho (CBH-PS)

PRISMA da Microbacia do Alto Curso do Rio Vermelho foi finalizado. Resultados:

Construção de 13 mil metros de cercas protegendo 20 hectares.
Instalação de 6 bebedouros para gado e 3 pontilhões de passagem do gado.
Instalação de 7 Bacias de Evapotranspiração (BET).
Melhoria de 2 km de estradas rurais vicinais.
Recuperação e manejo de pastagem em 90 hectares.
Implantação de 1,7 hectare de Sistemas Agroflorestais.
Capacitação de 60 agricultores(as).
Monitoramento da qualidade da água em 5 pontos da microbacia.

Microbacia do Alto Curso do Rio das Flores (CBH-MPS)

O Diagnóstico Rural Participativo da microbacia do Alto Curso do Rio das Flores foi concluído. Demandas foram identificadas, e consolidadas e deram origem a seis projetos:

• Isolamento de APPs de nascentes e cursos hídricos – Construção de 8.500 metros de cercas protegendo 16 hectares. Associados ao isolamento serão instalados dez bebedouros para o gado e 3 pontilhões de passagem do gado.
• Saneamento rural – Instalação de 9 Bacias de Evapotranspiração (BET) e oito Fossas Biodigestoras para o tratamento de efluentes domésticos.
• Recuperação e manutenção de estradas rurais vicinais – Melhoria da plataforma e do sistema de drenagem em 2,8 km de trechos críticos da estrada da microbacia.
• Sistemas Agroflorestais – Implantação de 19 hectares de Sistemas Agroflorestais (inclui sistemas agrossilviculturais e silvipastoris).
• Capacitação de produtores e técnicos – Serão oferecidos cursos em quatro temas: legislação ambiental; saneamento rural; manejo de pastagens e manejo e conservação do solo e da água para um público estimado de 100 participantes.
• Monitoramento da qualidade da água – Com o objetivo de verificar as melhorias na qualidade da água, será conduzido por três anos um sistema de monitoramento com quatro pontos de amostragem na microbacia, localizados abaixo de onde serão realizadas as intervenções.

Voltar ao topo

VOLTAR PARA O TOPO