Ed. 1 | 30 de fevereiro de 2017

Comitê participa de Seminário
do Projeto ADAPTA

Resultados de pesquisas sobre a Bacia foram debatidos

Cerca de 50 participantes estiveram reunidos no Seminário.

O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), representado por seu vice-presidente, Rutnei Morato, marcou presença no 1º Seminário do Projeto ADAPTA Paraíba do Sul, ocorrido no dia 16 de março de 2017, no Auditório da Faculdade de Geologia da UERJ Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

O 1º Seminário do Projeto ADAPTA – Paraíba do Sul foi realizado com o intuito de apresentar a iniciativa e seus primeiros resultados para a Bacia do Paraíba do Sul, sobretudo quanto à modelagem climática e modelagem WEAP. Os resultados preliminares foram debatidos e a pesquisa que guiará a gestão e alocação da água na Bacia do rio Paraíba do Sul pôde ser ajustada.

O Projeto ADAPTA consiste em uma pesquisa colaborativa que trata da segurança hídrica e gestão adaptativa nas bacias dos rios Paraíba do Sul e Jaguaribe, no Ceará. Coordenado pela UFC, o Projeto conta com ampla rede nacional e internacional de colaboradores e tem apoio financeiro do CNPq e da Agência Nacional de Águas (ANA). Coordenada pela Universidade Federal do Ceará, a pesquisa visa dimensionar a vulnerabilidade atual e futura dos usos e usuários de água e propor estratégias de governança e gestão adaptativa.

“A entrada da academia na questão-tema do seminário é de fundamental importância pelo peso que agrega. Estivemos o tempo todo ouvindo teorias, debates e perguntas pertinentes”, ressaltou o vice-presidente do CEIVAP, Rutnei Morato. Segundo ele, a abordagem do projeto, apoiado pelo governo alemão, é extremamente relevante para a Bacia do Paraíba do Sul e envolve grandes universidades do Brasil, órgãos gestores e comitês de bacias, que estão diretamente ligados a gestão hídrica.

A programação foi composta pelas seguintes apresentações: “Contexto da pesquisa: desafios da Bacia do rio Paraíba do Sul”, “Apresentação do Projeto ADAPTA”, “Modelagem climática na Bacia do rio Paraíba do Sul”, “A grande seca de 2014-2015”, “Modelagem WEAP e alocação de água”. Além das palestras, o evento abrigou discussões acerca dos temas apresentados e acolheu demandas de pesquisa. Ações futuras também foram alinhadas.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação