Ed. 100 | 25 de novembro de 2019

Aprovação de novos programas e investimentos marcam plenária do CEIVAP

Em sua última reunião do ano, Comitê abordou mudanças no Plano de Recursos Hídricos da Bacia e atualização do seu Plano de Aplicação Plurianual (PAP)

Próxima plenária do Comitê está prevista para março de 2020

Os membros do CEIVAP realizaram no dia 12 de novembro a última reunião plenária de 2019, em Resende/RJ, na sede do Comitê. Entre os principais desdobramentos do encontro, destacam-se a aprovação do Programa de Investimentos em Serviços Ambientais para a Conservação e Recuperação de Mananciais na Bacia do Rio Paraíba do Sul e a suplementação orçamentária do Plano de Aplicação Plurianual (PAP) 2017/2020 do Comitê.

Temas como o Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia e o Programa de Tratamento de Águas Residuárias (PROTRATAR II), além do andamento dos demais projetos em execução, também foram discutidos. Representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) participaram da plenária e ressaltaram a reorganização estrutural do Plano de Bacia, cujo objetivo é garantir a integração dos instrumentos de planejamento, bem como o fortalecimento do processo participativo e decisório.

A coordenadora do Grupo de Trabalho Mananciais do CEIVAP, Marie Ikemoto, detalhou o novo Programa de Investimentos em Serviços Ambientais para a Conservação e Recuperação de Mananciais, destacando o trabalho que vendo sendo feito e as mudanças que ocorrerão futuramente. Levada a votação, a iniciativa foi aprovada pela plenária.

Coube ao diretor-presidente da AGEVAP, André Marques, informar sobre a evolução do PROTRATAR II, que se encontra em fase de hierarquização e nota. O CEIVAP irá destinar cerca de R$ 20 milhões ao programa. A plenária também referendou o apoio aos membros do Comitê aprovados no Mestrado ProfÁgua e a Agenda Anual de 2020.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação