Ed. 108 | 23 de março de 2020

Mudanças climáticas pautam
o Dia Mundial da Água

Instituído pela ONU, o dia 22 de março incentiva
a reflexão e conscientização ambiental

Mudanças climáticas e a água é o tema do 22 de março de 2020

Esse ano, o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Mundial da Água foi “Água e mudanças climáticas”. De acordo com a políticas da ONU-Água, a crise climática global está diretamente ligada à água. As mudanças climáticas aumentam a variabilidade no ciclo da água, induzindo eventos climáticos extremos, reduzindo a previsibilidade da disponibilidade hídrica, afetando a qualidade da água e ameaçando o desenvolvimento sustentável e a biodiversidade em todo o mundo. À medida que a população global cresce, cresce também a demanda por água.

A ONU sugere que a  política e o planejamento nacional e regional do clima adotem uma abordagem integrada à mudança climática e ao gerenciamento da água, visto que o aumento do estresse hídrico e o atendimento às demandas futuras exigirão decisões cada vez mais difíceis sobre como alocar os recursos hídricos entre os usos da água, inclusive para mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Com base nas políticas da ONU, são necessários mais investimentos em dados hidrológicos, instituições e governança, educação e desenvolvimento, avaliação de riscos e compartilhamento de conhecimento. As políticas precisam garantir a representação, participação, mudança de comportamento e responsabilidade de todas as partes interessadas, incluindo o setor privado e a sociedade civil. Os planos de adaptação para amenizar os impactos das mudanças climáticas precisam incorporar estratégias direcionadas que contemplem toda as classes sociais.

A água é um dos mais importantes recursos naturais no mundo. Apesar de abundante, é um bem finito, e ainda há pessoas no mundo que não tem acesso. O cenário atual não é favorável, mas medidas simples e mudanças de hábitos contribuem e podem fazer a diferença. Não desperdice água.

Com informações da ONU

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação