Ed. 109 | 06 de abril de 2020

Como visitar parques sem sair de casa

Websérie percorre os parques nacionais de São Joaquim (SC), Superagui (PR), Serra da Capivara (PI), Chapada dos Guimarães (MT) e Anavilhanas (AM)

Mudanças climáticas e a água é o tema do 22 de março de 2020

A visitação aos parques nacionais está suspensa por tempo indeterminado desde o dia 17 de março, quando, orientadas pelo Ministério da Saúde, as unidades de conservação fecharam as portas para visitantes para evitar aglomerações que poderiam agravar a transmissão do novo coronavírus. Virtualmente, contudo, ainda é possível se impressionar com as belezas e histórias dos parques brasileiros e uma das opções é “maratonar” a websérie Pé no Parque, que já disponibilizou gratuitamente 5 temporadas online, nas quais o espectador pode conhecer diferentes biomas brasileiros.

A série, produzida pelo WikiParques – site interativo que permite a qualquer interessado compartilhar conhecimentos, explorar e trocar impressões sobre nossos parques –, percorre os parques nacionais de  São Joaquim (SC) Superagui (PR) Serra da Capivara (PI) Chapada dos Guimarães (MT) e  Anavilhanas (AM) e explora paisagens que têm a natureza como maior protagonista. Nessa jornada são ouvidas as histórias de personagens locais que tiveram suas vidas transformadas ao perceber a importância da proteção ao meio ambiente e que, com seus olhares e experiências, nos apresentam os parques e ajudam a entender as razões de cada um deles ser tão especial.

Cada temporada de Pé no Parque possui 4 episódios com cerca de 5 minutos de duração cada. A série é dirigida pelo fotógrafo Marcio Isensee e Sá – também responsável pela direção do documentário  Sob a Pata do Boi (2018) – e roteirizada pela jornalista ambiental Duda Menegassi, autora do livro “Travessias – Uma aventura pelos parques nacionais do Brasil”. A roteirista conta que o objetivo da série é despertar o interesse das pessoas sobre os parques e aproximá-las das áreas protegidas, assim como da ideia de conservação da natureza.

Passeio online pelo Google StreetView
Outra opção para estar em contato, ainda que virtual, e conhecer áreas protegidas é a ferramenta de imagens 360° do Google StreetView. Em parceria com o ICMBio, a plataforma disponibiliza várias fotos panorâmicas que permitem ter acesso a diversos atrativos de locais como o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (MT) Parque Nacional do Itatiaia (RJ) e até mesmo o  Parque Nacional Marinho de Abrolhos (BA)

Com informações do ((o))eco

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação