Ed. 20 | 31 de julho de 2017

CEIVAP investe em Educação Ambiental

Capacitação de gestores municipais e representantes
de comitês de bacia são o foco do programa

Plataforma virtual do curso de educação ambiental

O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) está promovendo mais uma edição do curso de capacitação que integra seu Programa de Educação Ambiental (PEA) com foco em recursos hídricos. Este programa visa à capacitação de gestores municipais e membros de Comitês Afluentes para a elaboração de projetos de educação ambiental para os seus respectivos municípios. Dessa vez, 15 cidades e dois comitês foram contemplados e o processo de capacitação já foi iniciado.

Em andamento desde o ano de 2015, através de recursos provenientes da cobrança pelo uso da água, o Comitê desenvolveu o Programa com o objetivo fortalecer a educação ambiental na bacia do Paraíba do Sul por meio da capacitação de profissionais de educação para a elaboração e gestão de projetos que visam à sensibilização de crianças e adolescentes. Para implantação e operacionalização da iniciativa, a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), enquanto secretaria executiva do CEIVAP, contratou a empresa Consominas Engenharia Ltda.

Para essa edição do PEA foram selecionadas as cidades de Bicas/MG, Leopoldina/MG, Cataguases/MG, Potim/SP, Santo Antônio de Pádua/RJ, Paty do Alferes/RJ, Nova Friburgo/RJ, Bom Jardim/RJ, Juiz de Fora/MG, Rio Preto/MG, Visconde do Rio Branco/MG, Olaria/MG, Jambeiro/SP, Jacareí/SP e, especificamente para ajustes no projeto, o município de Vassouras/RJ. O Comitê Preto e Paraibuna e o Comitê Médio Paraíba do Sul também foram contemplados.

Para Carolina Péres, diretora da Consominas, a principal expectativa é de que os gestores municipais possam ampliar suas percepções sobre o espaço em que trabalham, com a elaboração do projetos consistentes e alinhados com as necessidades locais, a fim de gerar resultados efetivos nos municípios em que atuam.

Os projetos que a serem consolidados pelos municípios e comitês, deverão contemplar ações de sensibilização, informação, mobilização e capacitação dos diversos atores na bacia do Paraíba do Sul para questões político-institucionais e atividades técnicas em torno do tema da água, buscando a construção de uma gestão de recursos hídricos efetivamente descentralizada e participativa.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação