Ed. 3 | 3 de abril de 2017

CEIVAP promove 2º Workshop
de PSA Hídrico

Encontro proporcionou a troca de experiências
entre os participantes

Vice-Presidente do CEIVAP no Seminário em Brasília

O Comitê de Integração da Bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) promoveu, no dia 27 de março, em sua sede, em Resende/RJ, o 2º Workshop sobre Pagamento por Serviços Ambientais com foco em Recursos Hídricos (PSA Hídrico). O principal objetivo do evento foi apresentar o andamento de cada projeto e discutir possíveis melhorias. Estiveram reunidos representantes da secretaria executiva do Comitê, da AGEVAP, da Geoambiente – empresa gerenciadora dos projetos do PSA – e das empresas executoras.

A abertura do encontro foi feita pelo Diretor-Presidente da AGEVAP, André Luis de Paula Marques, que destacou a importância da realização do workshop para alinhamento e troca de ideias. Em seguida, Maíra Dzedzej, Dione dos Santos e Jennifer Renk, representantes da Geoambiente, detalharam o andamento dos projetos em execução. Dando continuidade à programação, representantes da Crescente Fértil, REDEH, Azevedo Consultoria, Vale Verde, INNATUS, ACOMAD, Ecoanzol e Prefeitura Municipal de São José dos Campos apresentaram o status dos programas implementados.

Participantes do 2º Workshop de PSA Hídrico

O evento foi finalizado com uma discussão técnica que levantou possibilidades de melhorias dos projetos de PSA. A especialista em recursos hídricos da AGEVAP, Ana de Castro e Costa, que acompanha o projeto, ressaltou que o workshop é o espaço adequado para troca de experiências entre as instituições, visto que cada iniciativa abriga uma particularidade e, por essa razão, é fundamental que os diversos pontos de vista, dificuldades e soluções sejam compartilhados.

O PSA Hídrico está contemplado no Plano de Aplicação Plurianual do CEIVAP, como parte da política de Proteção de Mananciais e Sustentabilidade no Uso do Solo, e é focado na execução de ações de conservação e restauração florestal para a proteção dos recursos hídricos na bacia do Paraíba do Sul.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação