Ed. 41 | 26 de dezembro de 2017

Situação dos reservatórios da Bacia

Em 20 de dezembro, reservatório equivalente
registra 31,49% de seu volume útil

Comparativo do nível dos reservatórios da Bacia

O reservatório equivalente da bacia hidrográfica do Paraíba do Sul encontra-se com 31,37% de seu volume útil, de acordo com as medições feitas no dia 20 de dezembro de 2017, disponibilizadas na Sala de Situação da Agência Nacional de Águas (ANA) e no Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (SIGA-CEIVAP). Há 12 meses, o reservatório registrava 49,26% de seu volume útil, ao passo que, em 2015, o ano da crise hídrica na bacia, o volume não ultrapassava 16,62% da capacidade.

A bacia do rio Paraíba do Sul enfrentou, entre os anos de 2014 e 2015, a pior seca já registrada em sua história, comparável à ocorrida em 1955, quando os níveis dos principais reservatórios da bacia (Paraibuna, Jaguari, Santa Branca e Funil) preocuparam os usuários e o poder público. Desde 2016, graças a um trabalho de gerenciamento realizado pelo Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), em conjunto com a Agência Nacional de Águas (ANA) e órgãos gestores, a situação foi se normalizando.

Reativação do GTAOH

Em abril de 2014, o CEIVAP reativou seu Grupo de Trabalho Permanente de Acompanhamento da Operação Hidráulica na Bacia do Rio Paraíba do Sul e, em atuação conjunta com o Comitê Guandu (GTAOH), cumpriu papel fundamental no gerenciamento da crise hídrica, realizando frequentes reuniões para auxiliar na tomada de decisão dos órgãos competentes. Como medida de enfrentamento da crise, a ANA publicou diversas resoluções que visavam equalizar o nível do reservatório equivalente da Bacia. Além disso, o Comitê liberou cerca de R$ 17 milhões, através da Deliberação CEIVAP nº 226/20, para contratação e execução de obras emergenciais destinadas a ampliar as captações para abastecimento público na calha do rio Paraíba do Sul.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação