Ed. 43 | 8 de janeiro de 2018

Brasília sedia o “Águas pela Paz”

Seminário internacional propõe discussão
transdisciplinar sobre recursos hídricos

O II Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade, com o tema “Águas pela Paz”, vai debater a sustentabilidade do recurso natural a partir da contribuição de especialistas de áreas diversas. Preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água, o evento será realizado no Museu Nacional da República, em Brasília/DF, nos dias 11 e 12 de janeiro de 2018, com participação gratuita do público. O objetivo é ampliar as discussões e despertar uma nova consciência sobre o uso e a conservação da água.

Em meio a mais grave crise ambiental enfrentada em sua história, o Brasil tem a chance de liderar a criação de uma aliança global pela conservação e uso consciente da água no planeta. O seminário foi pautado a partir de seis macrotemas: água e ética, direitos humanos, sustentabilidade, educação, inovação e paz no relacionamento com recursos hídricos em todo o mundo.

Foram convidados participantes de diversas nacionalidades e áreas do conhecimento, que abordarão os seguintes temas: “Educação, arte e cultura”, “Saberes e tradições”, “Plataformas internacionais, pesquisa e inovação sob a perspectiva transdisciplinar” e “Gestão de territórios e mediação de conflitos”.

A programação também inclui a realização de um ato ecumênico. Ao final dos debates, será elaborada a “Carta Águas pela Paz”, que será remetida ao 8º Fórum Mundial da Água e ao Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA 2018).

Fruto de uma parceria com a UNESCO no Brasil, a iniciativa é do Movimento Awaken LOVE, em conjunto com o Centro Internacional de Água e Transdiciplinaridade (CIRAT), e conta ainda com a participação do Instituto Espinhaço, Universidade da Paz (UniPaz), Universidade de Brasília (UnB) e Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA/DF).

PROGRAMAÇÃO
INSCRIÇÃO
VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação