Ed. 45 | 22 de janeiro de 2018

Igam lança o Siscad

Base de dados irá contribuir na implementação
dos instrumentos de gestão

Siscad pode ser acessado pelo SISEMA.net

O Instituto Mineiro de Gestão as Águas (Igam) lançou uma nova ferramenta para registrar informações sobre o uso da água de pessoas físicas e jurídicas, de direito público e privado, o Sistema de Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos do Estado de Minas Gerais (Siscad). Os dados cadastrados no sistema auxiliarão o órgão no processo de implementação dos instrumentos de gestão das águas, especialmente a outorga, o enquadramento de corpos de água, os Planos Diretores de Bacia Hidrográfica e a Cobrança pelo Uso da Água.

Os usuários que possuem equipamento para medição de vazões devem informar a previsão dos volumes a serem mensurados no exercício corrente e as vazões efetivamente medidas no exercício anterior. Os dados devem ser fornecidos no Siscad, de 1º a 31 de janeiro.

A partir do primeiro trimestre de 2018, o Siscad será a base de dados usada pelo Igam para implementação dos instrumentos de gestão, inclusive para a cobrança pelo uso de Recursos Hídricos em Minas Gerais. Até o ano de 2017, o órgão usava as informações do Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos (CNARH).

O Siscad é um dos módulos que compreendem o Sistema Estadual de Informação sobre Recursos Hídricos (InfoHidro). A entrada do InfoHidro atualmente é pelo Portal de Segurança do SISEMAnet. Desta forma, o usuário de recursos hídricos deverá realizar, inicialmente, o cadastro no sistema SISEMAnet. Após o login, o usuário de água terá à disposição, dentro do InfoHidro, o “Sistema de Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos”.

Mais informações poderão ser obtidas por e-mail:
cadastro.igam@meioambiente.mg.gov.br

Passo a passo Siscad

Com informações do IGAM

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação