Ed. 47 | 5 de fevereiro de 2018

UNESCO lança Portal da Qualidade da Água

Ferramenta disponibiliza informações em escala global

Portal usa dados de sensoriamento remoto

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), por meio de seu Programa Hidrológico Internacional (PHI), lançou este ano o Portal da Qualidade da Água Mundial, com o intuito de disponibilizar informações sobre a qualidade da água doce em escala global usando dados de sensoriamento remoto. O Portal atende à necessidade de ampliar o acesso à informação e facilitar a compreensão dos impactos das mudanças climáticas e das atividades humanas sobre a segurança hídrica.

Outros objetivos são facilitar a tomada de decisões relacionadas à gestão da água a partir da disponibilização de dados científicos e apoiar esforços voltados para a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6, que trata de água potável e saneamento, assim como várias outras metas que envolvem a prevenção da poluição e a manutenção da qualidade da água.

O Portal reúne cinco indicadores-chave de qualidade: turbidez e distribuição sedimentar, clorofila A, floração de algas nocivas (FAN), absorção orgânica e temperatura da superfície. A partir deles, é possível mensurar os impactos das mudanças climáticas, do uso de fertilizantes na agricultura e da gestão de represas e reservatórios, entre outros.

Ainda em fase de demonstração, a ferramenta traz uma série cronológica de dados referentes a sete bacias hidrográficas e recursos hídricos da superfície em todas regiões do mundo, resultante do monitoramento dos cinco indicadores desde janeiro de 2016.

As bacias e regiões consideradas nessa etapa são: Lago Sevan, na região do Cáucaso (Armênia e Azerbaijão); reservatório de Itaipu e Bacia do Rio Paraná (Argentina, Brasil e Paraguai); Planalto do Lago Mecklenburg (Alemanha); Rio Nilo e Represa de Assuã (Egito e Sudão); Delta do Rio Mekong (Vietnã); Lagos da Flórida (EUA) e Bacia do Rio Zambeze (Zâmbia e Zimbábue). Também estão disponíveis subsídios para facilitar a capacitação e conscientizar as partes interessadas, que incluem profissionais do setor hídrico, formuladores de políticas públicas e a população em geral.

O site é mais um item de um conjunto de ferramentas fornecidas pela UNESCO para ajudar os Estados-membros a monitorar e administrar os recursos hídricos de forma sustentável, de modo a possibilitar que sejam alcançados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Acesse o site clicando aqui.

Com informações da ONU Brasil

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação