Ed. 51 | 12 de março de 2018

MMA promove Seminário sobre
Revitalização de bacias hidrográficas

Evento colocou em discussão as diretrizes para o desenvolvimento de iniciativas

Abertura do evento, com a presença do ministro Sarney Filho

O Seminário Revitalização de bacias hidrográficas com foco em rios urbanos, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), aconteceu nos dias 6 e 7 de março, na sede do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em Brasília (DF). O evento reuniu gestores e especialistas na questão da água em todo o país, com o objetivo discutir as diretrizes para o desenvolvimento da iniciativa nas cidades brasileiras.

A abertura do evento foi feita pelo ministro Sarney Filho, que mencionou o comprometimento do Ministério do Meio Ambiente com a execução do Programa Nacional de Recuperação e Conservação de Rios Urbanos, incluído na Política Nacional de Recursos Hídricos para o ciclo 2016-2020.

De acordo com ele, a execução de um programa como este impõe a necessidade de recuperação de um grande passivo ambiental com o qual as cidades convivem: a despoluição dos corpos d’água. Para tanto, o governo busca evoluir na identificação, mapeamento e fiscalização das fontes poluidoras pontuais e difusas. Segundo o ministro, é preciso recuperar e proteger nascentes e áreas de recarga de aquíferos e reflorestar as matas ciliares, o que hoje é chamado de “plantar água".

Sarney Filho defendeu que municípios e estados precisam criar e proteger reservas e parques nas áreas de nascentes, açudes, lagoas e rios que abastecem as populações. Ele lembrou que proprietários de áreas com nascentes podem contar hoje com o aplicativo Plantadores de Rios, criado no âmbito do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão do MMA.

Com informações do Ministério do Meio Ambiente

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação