Ed. 53 | 26 de março de 2018

CEIVAP marca presença no Fórum Mundial

Comitê comemora seus 22 anos e o Dia da Água no maior evento sobre o tema

Quiz sobre recursos hídricos movimenta estande do CEIVAP

O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) acompanhou a realização do maior evento sobre gestão hídrico no mundo, o Fórum Mundial da Água. Pela primeira vez no Hemisfério Sul, a 8º edição do evento aconteceu em Brasília/DF, do dia 17 a 23 de março, reunindo cerca de 100 mil pessoas, entre palestrantes, congressistas e visitantes. Na ocasião, o Comitê foi representado por seus membros e diretoria, com uma comitiva de 12 participantes.

A programação do Fórum contou com inúmeras sessões e palestras sobre assuntos variados. Entre os temas abordados, estiveram questões como segurança hídrica, água e desastres naturais, crise hídrica, conservação da água e do solo, saneamento básico, educação ambiental, água transfronteiriça, redes de monitoramento e governança das águas. Com o tema central “Compartilhando a Água”, o Fórum representou para o país uma oportunidade única de troca e intercâmbio de ideias e soluções.

O vice-presidente do Comitê, Matheus Cremonese, expôs suas impressões acerca do que viu no nas palestras. “Para mim, fica nítido que a água agora é um ponto de pauta imprescindível para todos os governos, países e pessoas que eu tive oportunidade de conversar. As mesas redondas e apresentações que eu pude acompanhar sinalizaram que não tem como voltar atrás, nas décadas a frente teremos que discutir as questões relacionadas à água com muito mais ênfase”.

Em especial para o CEIVAP, o Dia Mundial da Água, 22 de março, foi motivo de muita comemoração, pois a data marca os 22 anos de atuação do Comitê na gestão da bacia do Paraíba do Sul. E, para o Brasil, o dia 22 também representou um marco, diante da aprovação dos “10 princípios da justiça pela água”, documento que apresenta diretrizes para o reconhecimento do acesso à água como direito fundamental.

CEIVAP na Feira do Fórum Mundial da Água

Do dia 18 a 23 de março, o estande do Comitê esteve exposto na Feira do Fórum, espaço aberto e gratuito, no Estádio Mané Garrincha. Para o secretário do Comitê, Eduardo Dantas, os resultados não poderiam ter sido melhores, considerando a visibilidade que o CEIVAP teve durante o Fórum. “Milhares de visitantes passaram pela Feira onde nosso estande estava instalado. Pessoas de todas as idades buscaram informações, tiraram dúvidas, jogaram o quiz de recursos hídricos e viram os vídeos”.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação