Ed. 58 | 3 de maio de 2018

Conexão Mata Atlântica lança edital de PSA

Região do Médio Paraíba será contemplada pelo Programa

O Projeto Conexão Mata Atlântica vai lançar o primeiro Edital de Seleção Pública para Pagamento Por Serviços Ambientais (PSA) na Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul. O evento de lançamento será no dia 4 de maio, às 14 horas, no Centro de Eventos da Fundação Educacional Dom André Arcoverde, no município de Valença//RJ. Os proprietários rurais da região do Médio serão beneficiados pelo programa de PSA, iniciativa do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa).

Os proprietários rurais interessados em aderir ao programa, deverão se inscrever no Edital de Seleção Pública do Projeto Conexão Mata Atlântica, apresentando manifestação de interesse e um Plano de Ação contendo a indicação das áreas a serem recuperadas na propriedade. A obrigatoriedade exigida é o imóvel estar inscrito no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O Projeto Conexão Mata Atlântica (Serviços de Clima e Biodiversidade no Corredor Sudeste da Mata Atlântica Brasileira) é uma iniciativa do governo federal e dos governos dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com apoio técnico e financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e recursos do Fundo Global do Meio Ambiente (GEF), que tem como objetivo recuperar e preservar os ecossistemas e a biodiversidade da Mata Atlântica, por meio da restauração florestal, mudança do uso do solo, dentre outras iniciativas.

Para consolidar o projeto no Estado do Rio, uma das ações executadas pelo Inea é implantar um sistema de Pagamento por Serviços Ambientais que visa recompensar os proprietários ou possuidores de imóveis rurais pela adoção de boas práticas ambientais que são: conservação de florestas; reflorestamento; e conversão produtiva, onde áreas de baixa produtividade são convertidas para sistemas de maior funcionalidade ecológica e econômica, tais como sistemas agroflorestais e silvipastoris, oferecendo incentivos econômicos e apoio técnico. O projeto irá beneficiar proprietários rurais dos municípios de Barra do Piraí e Valença, cidades situadas na Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul, além dos municípios de Porciúncula, Cambuci, Italva, Varre Sai, no Noroeste Fluminense.

Com informações do INEA

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação