Ed. 60 | 14 de maio de 2018

ABRH promove o
I Encontro Nacional de Desastres

Evento será realizado em Porto Alegre,
entre os dias 25 e 27 de julho

A Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), através de sua recém criada Comissão Técnica em Desastres (CTD), realizará, entre os dia 25 e 27 de Julho, na cidade de Porto Alegre, o I Encontro Nacional de Desastres (END). Com a temática “A Importância dos Recursos Hídricos na Compreensão dos Desastres”, a realização do Encontro surge com o objetivo de aumentar as discussões sobre Desastres, possibilitando a divulgação e a troca de conhecimentos acerca do tema.

O evento irá abordar questões como: Previsão e mapeamento de inundações; Previsão e monitoramento de estiagem/seca; Previsão e mapeamento de movimentos de massa; Sistemas de alerta operacionais; Dinâmica atmosférica e desastres meteorológicos; Estudos de caso de grandes desastres; Desastres tecnológicos e contaminação de recursos hídricos; Rompimento de barragens; Medidas estruturais e não estruturais para prevenção de desastres.

O número de desastres naturais e tecnológicos vem crescendo significativamente, bem como seus prejuízos, tanto de origem econômica como socioambiental. Dentre os diversos tipos de desastres naturais, aqueles que mais têm ocorrido no mundo são os hidrológicos, tais como inundações e movimentos de massa úmida, seguido pelos meteorológicos, tais como os vendavais e as tempestades tropicais. O número de desastres naturais de origem hídrica no Brasil é bastante significativo, afetando um grande número de pessoas em todo país.

Nesta época, onde há um aumento significativo no número de ocorrências de desastres no país, e no mundo, a primeira edição do END terá fundamental importância no desenvolvimento desse tema tão relevante para sociedade. As discussões deste encontro alavancarão ferramentas para a redução do risco de desastres, apresentando avanços do que vem sendo discutido na área.

Com informações da ABRH

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação