Ed. 63 | 18 de junho de 2018

CDTASA é inaugurado em São José dos Campos

Iniciativa é resultado de parceria entre AGEVAP, CEIVAP e Parque Tecnológico

Sede do CDTASA, no Parque Tecnológico

No último dia 8 de junho, foi inaugurado o Centro de Desenvolvimento Tecnológico de Águas e Saneamento Ambiental (CDTASA) no Parque Tecnológico de São José dos Campos. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Agência da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e o Parque, com participação do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), cujo principal objetivo é incentivar pesquisas e projetos de inovação e impacto na área da bacia do Paraíba do Sul.

Na ocasião, estiveram presentes representantes de órgãos relacionados à gestão hídrica, ambientalistas, empresas que atuam na área e instituições de ensino e pesquisa. Durante a abertura da cerimônia, o Diretor-presidente da AGEVAP, André Marques, ressaltou que a ideia central é buscar caminhos diferentes para avança em projetos que contribuam para recuperação, preservação e conservação da bacia. “Estamos começando pequeno, mas os planos são grandes. A expectativa é que possamos chegar a ser referência nacional”, pontuou.

A parceria foi firmada mediante a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, que incluem a participação do Parque Tecnológico, AGEVAP, CEIVAP, município de São José dos Campos/SP, Universidade do Estado de São Paulo (UNESP) e Faculdade de Tecnologia Profº Jessen Vidal de São José dos Campos (FATEC). Com a integração dos setores, o CDTASA visa impulsionar e promover iniciativas voltadas ao desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e industrial no âmbito da gestão de recursos hídricos e saneamento ambiental.

Representando o CEIVAP, Wanderley de Abreu, relatou que as intervenções diretas na bacia do Paraíba, em âmbito federal, tem gerado impacto, especificamente em ocasiões emergenciais. “As atividades que serão desenvolvidas no CDTASA irão impactar positivamente nas ações diárias referentes à gestão de recursos hídricos. Na bacia como um todo”.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação