Ed. 63 | 18 de junho de 2018

CEIVAP na Semana do Meio Ambiente em Resende

Comitê participou de ações de mobilização e conscientização

Mesa de diálogo "Gestão Integrada de Água: Avanços e Desafios"

O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) participou ontem, 5 de junho, das ações comemorativas da Semana do Meio Ambiente da cidade de Resende/RJ. As atividades aconteceram no período da manhã, no bairro Campos Elíseos, e no período da noite no Parque das Águas. O evento promoveu a mobilização social em prol da preservação do rio Paraíba do Sul e a conscientização diante das causas ambientais que envolvem a região.

Anualmente organizado pela Agência de Meio Ambiente de Resende (Amar), esta edição do evento teve como tema “Investir no meio ambiente é garantir qualidade de vida a todos”. A abertura oficial foi feita pelo presidente da Amar, Wilson Moura, que destacou a importância do incentivo a boas práticas ambientais pensando nas gerações futuras. Além disso alertou a população sobre as questões da seca e abastecimento de água e lançamento de poluentes nos mananciais.

Na ocasião, dezenas de estudantes tiveram a oportunidade de fazer expedições nas águas do Paraíba do Sul e participaram do mutirão de limpeza na Área de Proteção Ambiental (APA) localizada na confluência dos rios Alambari e Paraíba. O CEIVAP montou um estande no local com uma equipe para prestar informações aos participantes. Também foram montados estandes exposição fotográfica, distribuição de mudas de plantas e água mineral, oficina de montagem de suportes para mudas, e orientação quanto ao descarte correto de material reciclado.

Além do Comitê, estiveram presentes representantes das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Parque Estadual da Pedra Selada, Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira (Serrinha), Ciep-489 – Escola Municipal Augusto de Carvalho, Água Engenho da Serra, Concessionária Águas das Agulhas Negras e a Associação Educacional Dom Bosco (AEDB).

A programação do Dia Mundial do Meio Ambiente foi encerrada a noite com a mesa de diálogo sobre “Gestão Integrada de Água: Avanços e Desafios”. Wilson Moura, da Amar, foi o moderador da mesa composta por Vera Lúcia Teixeira, representando o CEIVAP e o Comitê Médio Paraíba do Sul; Marina Assis, da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba (AGEVAP); e Luis Felipe Cesar, da ONG Crescente Fértil. O debate abordou questões referente ao nível dos reservatórios da bacia do Paraíba do Sul e como isso afeta a região sul fluminense, esgotamento sanitário, lançamento de resíduos no rio, ocupação irregular das margens, entre outros assuntos. ONG Crescente Fértil. As atividades do dia serão encerradas com um show musical da Atrium Escola de Música.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação