Ed. 63 | 18 de junho de 2018

ANA lança plataforma de Dados Abertos

Ferramenta permite acesso a uma série de informações sobre recursos hídricos

A Agência Nacional de Águas (ANA) acaba de lançar a sua nova plataforma de Dados Abertos. A ferramenta permite que a sociedade acesse dados e informações do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) em formato aberto. Desta forma, os usuários do serviço têm à disposição dados processáveis por computadores e referenciados na internet. Assim, os conteúdos do SNIRH podem ser usados livremente, como para produção de aplicativos, desde que seja dado o devido crédito à fonte.

Além de proporcionar uma experiência mais transparente e prática ao público, a ferramenta tem como objetivo implementar e promover a abertura dos dados sob responsabilidade do interessado, bem como aumentar a disseminação de dados e informações para a sociedade. A página é responsiva a dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Estão disponíveis 97 conjuntos de dados, fragmentado em dez grupos que tratam de: divisão hidrográfica, quantidade e qualidade de água, usos da água, balanço hídrico, eventos hidrológicos críticos, entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), planos de recursos hídricos, regulação e fiscalização.

Política de Dados abertos

A da ANA implementa as definições do Decreto nº 8.777/2016, da Presidência da República, que institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal. Dados abertos se referem a publicação e a disseminação dos dados e informações públicas na Internet, organizados de forma que permita sua reutilização em aplicativos digitais desenvolvidos pela sociedade.

Acesse aqui

Com informações da Ana

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação