Ed. 70 | 21 de setembro de 2018

GT-PSA se reúne em Resende

Grupo de Trabalho debate políticas de conservação e restauração de recursos hídricos

Membros do GT-PSA reunidos em Resende/RJ

O Grupo de Trabalho Pagamento por Serviços Ambientais (GT-PSA) do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) realizou sua 4ª reunião do ano no dia 20 de setembro, na sede do colegiado, em Resende/RJ. A pauta incluiu a revisão do Programa de PSA Hídrico do Comitê e considerações sobre o projeto de apoio à implantação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Nascente do Rio Paraitinga.

Atribuições do GT-PSA

Instituído pela Deliberação CEIVAP nº 247/2017, o Grupo de Trabalho Pagamento por Serviços Ambientais (GT-PSA) tem a finalidade de subsidiar o Comitê e sua Câmara Técnica Consultiva (CTC) em assuntos relacionados à proteção de mananciais, restauração e conservação florestal e em programas e projetos, bem como definir ações prioritárias. O GT possui caráter temporário e atuará até 31 de dezembro de 2020, data de validade do Plano de Aplicação Plurianual (PAP) da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (2017-2020).

PSA hídrico na Bacia do Paraíba do Sul

O CEIVAP, por meio do PAP, destinou R$ 9 milhões, oriundos da cobrança pelo uso da água na bacia, ao programa de Pagamento por Serviços Ambientais com foco em Recursos Hídricos (PSA Hídrico). O PSA Hídrico é uma das ações prioritárias do Comitê e tem o intuito de incentivar a adoção de uma política de proteção de mananciais e sustentabilidade no uso do solo, priorizando a execução de práticas de conservação e restauração florestal.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação