Ed. 70 | 21 de setembro de 2018

GTAOH realiza 5ª reunião do ano

Grupo é responsável pelo gerenciamento da
operação hidráulica na Bacia do Paraíba do Sul

Membros na sede do CEIVAP, em Resende

O Grupo de Trabalho Permanente de Acompanhamento da Operação Hidráulica na Bacia do Rio Paraíba do Sul para atuação conjunta com o Comitê da Bacia do Rio Guandu (GTAOH) realizou, no dia 17 de setembro, sua 5ª reunião do ano. O encontro reuniu por videoconferência representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) – Regional Campos dos Goytacazes, Agência Nacional de Águas (ANA), Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS)/Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Companhia Energética de São Paulo (Cesp), Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos (SSRH)/Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

O ONS apresentou as condições hidrológicas e de armazenamento da Bacia do Rio Paraíba do Sul. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SASE) Jacareí, por sua vez, deu detalhes sobre a implantação de soluções de captação para que a defluência mínima estabelecida para a UHE Santa Branca possa ser praticada. A pauta também incluiu a apreciação da Carta nº 011/2018/CBH/BPSI e a definição de subsídios para encaminhamento ao Grupo de Assessoramento à Operação do Sistema Hidráulico Paraíba do Sul (GAOPS).

Atribuições do GTAOH

Instituído pela Deliberação CEIVAP nº 53, de 2005, e revisado por meio da Deliberação nº 211, de 2014, o GTAOH é responsável pelo gerenciamento da operação hidráulica na Bacia do Rio Paraíba do Sul. Suas atribuições são antecipar e analisar situações de conflito envolvendo a operação hidráulica dos reservatórios; avaliar e propor soluções alternativas para os critérios de operação hidráulica dos reservatórios do Paraíba do Sul e da transposição de água para o rio Guandu, visando ao atendimento dos requisitos quantitativos nas bacias; propor formas de garantir o atendimento dos usos múltiplos da água e divulgar informações sobre aspectos quantitativos dos recursos hídricos nas bacias.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação