Ed. 72 | 22 de outubro de 2018

CEIVAP realiza últimas plenárias de 2018

Ampliação de projetos na bacia do Paraíba do Sul pautam reuniões do Comitê

Assinatura do TCT em Barra Mansa/RJ

As últimas reuniões de 2018 do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) foram realizadas no dia 18 de outubro, em sua sede, em Resende/RJ. A pauta das plenárias contemplou a apresentação de propostas de ampliação de projetos ambientais na bacia, entre elas o Programa de Tratamento de Águas Residuárias (Protratar) e a uma nova estruturação para a Escola de Projetos do Comitê.

Na ocasião, foram realizadas a 3ª Reunião Extraordinária do CEIVAP, que que tratou da revisão do Regimento Interno do colegiado; a 2ª Reunião Ordinária do CEIVAP, que aprovou as deliberações referentes ao Potratar, a Escola de Projetos, além da criação do Grupo de Trabalho Regularização de Vazões nas bacias dos Rios Pomba e Muriaé (GT Vazões Pomba/Muriaé); e a 4ª Reunião Extraordinária do CEIVAP, que levantou discussões acerca da implantação do Projeto Nascentes do Paraíba.

Para a presidente do CEIVAP, Monica Porto, a reunião gerou discussões acerca de pautas importantes, desde itens técnicos a institucionais. “Aprovamos novas iniciativas na área de capacitação, a ampliação de programas já existentes, abordarmos questões relevantes sobre projetos de PSA Hídrico. O que eu acho importante é conseguirmos sempre a colaboração de todos os setores, todos os estados, visto que é essa participação conjunto que vai nos levar a verdadeira integração”, ressaltou.

Protratar impulsiona o tratamento de esgoto na Bacia

Considerando a fragilidade dos municípios em viabilizar a implantação e/ou ampliação de seus sistemas de esgotamento sanitário, o CEIVAP lançou o Programa de Tratamento de Águas Residuárias (Protratar), com o aporte de recursos para esta finalidade, a serem investidos nas cidades da área de abrangência da bacia. O Programa visa reduzir os níveis de poluição hídrica e impulsionar a implantação de sistemas e de instrumentos de gestão.

Escola de Projetos em todas as regiões da Bacia

Implantada em 2016, a Escola de Projetos do CEIVAP capacita profissionais e futuros profissionais para atuar no acompanhamentos dos programas e projetos financiados pelo Comitê. A ampliação do programa visa promover ações conjuntas e sinérgicas junto aos Comitês Afluentes da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. Esta reestruturação possibilitará a construção de ações, estudos e projetos conjuntos, otimizando custos técnicos, operacionais e administrativos.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação