Ed. 74 | 26 de novembro de 2018

Evento mobiliza alunos e professores

Piloto do CEIVAP na Escola foi realizada em Resende/RJ

Alunos e professores na abertura do evento

O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) realizou, no dia 21 de novembro, no Colégio Aplicação, em Resende/RJ, o evento piloto referente ao CEIVAP na Escola. A iniciativa consiste em um trabalho junto aos municípios inseridos na bacia do Paraíba do Sul, por meio de suas Secretarias de Educação, para distribuição de material educativo a alunos e educadores das redes pública e privada com a realização de atividades de capacitação e sensibilização.

A abertura do evento contou com a presença de representantes da diretoria do Comitê, da Agência de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), da Escola Municipal Noel de Carvalho, do Colégio Aplicação e da Secretaria de Educação de Resende. Para Matheus Cremonese, vice-presidente do CEIVAP, disseminar a ideia de educação ambiental através de ações como essa é fundamental. “Dar um passo para dentro da escola leva o Comitê para outro cenário, traz novos atores e nos leva a um novo público. Começa a ter uma sinergia diferenciada no modo de enxergar a gestão de recursos hídricos e a bacia, com as crianças, jovens e os professores, que são um dos principais formadores de opinião”.

Resende foi escolhida para receber o evento piloto por ser a sede do Comitê, e também, uma das cidades contempladas anteriormente com editais de programas de Educação Ambiental do CEIVAP. Alunos e professores do Colégio Aplicação e da Escola Municipal Noel de Carvalho estiveram reunidos para atividades direcionadas, como oficinas de educação ambiental, prática em laboratório, teatro e contação de histórias, além de capacitação dos educadores, que receberam materiais especializados para serem trabalhados em sala de aula.

Cartilhas do CEIVAP na Escola

O material educativo é composto por quatro cartilhas elaboradas por profissionais especializados das áreas comunicacional, didático-pedagógica e técnico-ambiental, conforme as diretrizes curriculares do MEC e considerando-se os diferentes perfis etários para a devida abordagem dos temas em sala de aula. Este material poderá ser usado de forma livre pela instituição que o receber, para fins educativos e de conscientização sobre o tema, junto a estudantes e sociedade em geral.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação