Ed. 75 | 11 de dezembro de 2018

Lançamento de livros sobre gestão hídrica

Evento acontece no dia 13/12, no Auditório do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro

No próximo dia 13 de dezembro, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, acontecerá o lançamento dos livros “Atlas dos Mananciais de Abastecimento Público do Estado do Rio de Janeiro: subsídios ao planejamento e ordenamento territorial” e “Infraestrutura Natural para Água no Sistema Guandu, Rio de Janeiro”. O evento será realizado no Museu do Amanhã, às 13h30min.

O Atlas dos Mananciais de Abastecimento Público do Estado do Rio de Janeiro foi desenvolvido no âmbito do Programa Pacto pelas Águas. A publicação traz um panorama completo dos principais mananciais de abastecimento público do estado do Rio de Janeiro, além de definir critérios para seleção de áreas de intervenção e priorização de investimentos em ações de restauração florestal, constituindo um importante instrumento de consulta e apoio para políticas públicas de integração da agenda azul e verde. Com base em uma ampla base de dados e estudos qualificados produzida pela Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), a publicação apresenta um rico referencial teórico e conceitual sobre a proteção e recuperação de mananciais de abastecimento público em todo o território fluminense e em cada uma das nove regiões hidrográficas do estado.

O livro sobre Infraestrutura Natural para Água no Sistema Guandu apresenta um estudo cujo objetivo é mostrar como a restauração florestal de pastagens erodidas poderia aumentar significativamente a qualidade da água na bacia do Guandu. Realizada pela parceria do World Resources Institute (WRI), Fundação grupo Boticário, The Nature Conservancy (TNC) e Instituto Bioatlântica (Ibio), com apoio do The Natural Capital Project e Fundação FEMSA, a publicação reforça que a restauração, como infraestrutura natural, é estratégia viável e que potencializa a eficiência das estruturas convencionais, com resultados financeiros positivos e retornos de investimento combatíveis com o setor de saneamento.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação