Ed. 76 | 26 de dezembro de 2018

ANA lança Conjuntura de
Recursos Hídricos 2018

Relatório destaca os aspectos da gestão
de recursos hídricos no Brasil durante o ano

A Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou, no dia 19 de dezembro, a décima edição do relatório “Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil – Informe 2018”. Entre outros temas, o relatório deste ano destaca a situação da quantidade e da qualidade da água, seus diferentes usos e as ações de gestão e regulação realizadas para minimizar os impactos das crises hídricas no Brasil.

O documento aponta que em 2017 cerca de 3 milhões de brasileiros foram afetados por cheias e inundações e quase 38 milhões foram atingidos por secas – 80% deles no Nordeste. Entre as iniciativas empreendidas pela Agência para enfrentar esse quadro estão 33 processos de alocação de água, 39 campanhas de fiscalização, cinco normativos restringindo ou suspendendo o uso de recursos hídricos e o funcionamento de quatro salas de crise. O Informe também revela que no ano passado estavam em funcionamento no Brasil 233 comitês de bacias hidrográficas. Já haviam sido desenvolvidos 202 planos de bacias e R$ 2,37 bilhões tinham sido arrecadados com a cobrança pelo consumo.

Maior referência para o acompanhamento periódico dos recursos hídricos no País, o relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil teve sua primeira versão publicada em 2009. Desde então, a publicação vem sendo apresentada por meio dos relatórios quadrienais, que apresentam um balanço da situação e da gestão dos recursos hídricos e dos informes anuais, além da atualização dos dados apresentados nos relatórios anteriores.

Com informações da Agência Nacional de Águas

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação