Ed. 84 | 15 de abril de 2019

ANA divulga Manual de Usos
Consuntivos da Água

Publicação traça panorama das demandas hídricas
em todos os municípios brasileiros

Estudo aponta perspectiva de aumento do uso de água no Brasil até 2030

A Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou, no dia 1º de abril, o “Manual de Usos Consuntivos da Água no Brasil”. A publicação traça um panorama das demandas pelos recursos hídricos em todos os municípios brasileiros, entre os anos de 1931 e 2030.

O Manual é parte de um estudo abrangente, que contemplou a definição de métodos, a construção de bases de dados e a produção, armazenamento e disponibilização de resultados de estimativas de usos consuntivos da água para todos os municípios brasileiros. A evolução da malha territorial é acompanhada desde 1931 (1.365 municípios) e prossegue na atualidade (5.570 municípios). Também foram realizadas projeções das demandas até 2030, totalizando, portanto, 100 anos de investigação sobre os usos da água.

As categorias consideradas são o abastecimento humano (urbano e rural), o abastecimento animal, a indústria de transformação, a mineração, a termoeletricidade e a irrigação. Adicionalmente, foi feito um diagnóstico da evaporação líquida de reservatórios artificiais, que, individualmente, podem estar associados a um uso específico da água (irrigação, aquicultura, abastecimento público, geração de energia etc.) ou atender usos múltiplos.

Acesse aqui o Manual
Com informações da Agência Nacional de Águas
VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação