Ed. 86 | 13 de maio de 2019

Megacidades criam aliança para
melhorar gestão hídrica

Desafios frente às mudanças climáticas foram
discutidos durante evento em São Paulo

Serviu de preparação para a Conferência Internacional da MAWAC (EauMega 2020)

Representantes de megacidades latino-americanas reuniram-se na cidade de São Paulo, nos dias 7 e 8 de maio, para discutir desafios e soluções relacionados à gestão da água diante das mudanças climáticas. O evento foi organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), reunindo representantes de Bogotá, Buenos Aires, Cidade do México, Rio de Janeiro, São Paulo, Lima e Santiago.

No primeiro dia de evento, os participantes discutiram os desafios atuais e futuros das mudanças climáticas que impactam a segurança hídrica na região da América Latina e do Caribe, os riscos para as atividades econômicas e a estabilidade social, analisando possíveis soluções. As megacidades participantes apresentaram seus sistemas de água e saneamento, desafios atuais, questões emergentes e meios de planejar e gerir a água no futuro.

No segundo dia, um grupo restrito de especialistas conheceu melhor o funcionamento da Aliança de Megacidades para a Água e o Clima (MAWAC, na sigla em inglês) e discutiu o Termo de Referência para uma aliança regional na América Latina e no Caribe. Eles concordaram que a Aliança deve melhorar a cooperação entre as megacidades latino-americanas e caribenhas nos campos relacionados à pesquisa, soluções técnicas, educação, informação e políticas públicas relacionadas à gestão hídrica.

O encontro também foi momento de preparação para a Conferência Internacional da MAWAC (EauMega 2020), que será realizado na Sede da UNESCO, em Paris (França), no próximo ano.

Com informações da Organização das Nações Unidas (ONU)

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação