Ed. 86 | 13 de maio de 2019

Ministério do Meio Ambiente
apresenta Programa Lixão Zero

Iniciativa faz parte da segunda fase da
Agenda Nacional de Qualidade Ambiental

Lançamento do programa ocorreu no Palácio do Iguaçu, em Curitiba (PR)

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou, no dia 30 de abril, o Programa Nacional Lixão Zero. A iniciativa objetiva acabar com os lixões em todo o país e faz parte da segunda fase da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, que tem como tema Resíduos Sólidos.

A solenidade de lançamento ocorreu no Palácio do Iguaçu, sede do governo do estado do Paraná. Estiveram presentes o ministro Ricardo Salles, o governador do estado, Ratinho Júnior, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, além de secretários municipais e estaduais, dirigentes de empresas públicas locais, prefeitos, integrantes do legislativo e representantes da sociedade civil.

Ainda durante o evento, foi assinado Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o MMA e a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) para a elaboração do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares), e a portaria interministerial que disciplina a recuperação energética de resíduos sólidos urbanos, instrumento previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Programa Nacional Lixão Zero

O Lixão Zero é uma iniciativa do MMA que visa a atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com o objetivo de eliminar os lixões existentes no país e apoiar os municípios em soluções mais adequadas de destinação final dos resíduos sólidos, como os aterros sanitários.

O programa é dividido em cinco partes. Na primeira, faz um diagnóstico do problema dos resíduos sólidos no Brasil. Na segunda, apresenta a situação desejada relativa à gestão integrada dos resíduos. Na terceira, cita indicadores para auxiliar o monitoramento dos avanços relativos à implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Na quarta etapa, o programa destaca os eixos de implementação para a concretizar a situação desejada. Na quinta e última seção, é apresentado o plano de ação com as medidas prioritárias e detalhadas para enfrentamento da realidade dos resíduos sólidos urbanos no país.

Com informações do Ministério do Meio Ambiente

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação