Ed. 88 | 10 de junho de 2019

Câmara Técnica pauta projeto de Macrófitas

Estudos para aprimoramento da cobrança pelo uso da água também foram discutidos pelos membros

Diretor-presidente da AGEVAP conduziu uma apresentação sobre o projeto Macrófitas

Os membros da Câmara Técnica Consultiva (CTC) do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) se reuniram no dia 5 de junho, em Resende/RJ, para alinhar aspectos do projeto de retirada de macrófitas, e também, da contratação da empresa especializada para elaboração de estudos visando o aprimoramento da cobrança pelo uso de recursos hídricos de domínio da União na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, entre outros assuntos.

Na ocasião, o diretor presidente da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), André Marques, apresentou simulações de investimento para dar continuidade ao projeto de retirada de Macrófitas ao longo da calha do rio Paraíba do Sul. Os membros da CTC resolveram encaminhar o assunto para discussões no âmbito da diretoria do Comitê.

A questão dos estudos para aprimoramento da cobrança pelo uso da água também foi discutida pelos membros. A RHA Engenharia e Consultoria realizou uma apresentação sobre o tema, que foi complementada pela contextualização e histórico apresentados pela gerente de recursos hídricos da AGEVAP, Marina Assis, e pela especialista de recursos hídricos, Raissa Cortês.

Atribuições da CTC

Instituída pela Deliberação CEIVAP nº 89 do ano de 2008, a CTC é responsável por debater em um instância mais específica e técnica assuntos relacionados a gestão de recursos hídricos na Bacia do Rio Paraíba do Sul e articular a atuação das entidades integrantes do sistema. O grupo possui 18 membros representantes de instituições do Poder Público, Usuários e Sociedade Civil dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, que se reúnem periodicamente.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação