Ed. 92 | 05 de agosto de 2019

Seminário discute ampliação
da segurança hídrica

Evento promovido pelo CEIVAP debateu os
aprendizados com a crise hídrica e os investimentos
em qualidade ambiental e saneamento

Seminário contou com a presença de cerca de 80 participantes

A crise hídrica na bacia do Paraíba do Sul gerou impactos ambientais, sociais e econômicos nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Para resgatar os aprendizados e experiências do período e colocar em pauta as ações e os investimentos necessários para a segurança hídrica, o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) realizou, no dia 30 de julho, o seminário “CEIVAP Debate - Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental: da reação à prevenção”.

O Comitê convidou Mônica Porto, da Universidade de São Paulo (USP), Edson Falcão, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e Eduardo Araújo, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), para a condução de palestras técnicas sobre os impactos da crise nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e os desdobramentos na bacia. Os debates foram mediados pela presidente do Comitê, Renata Bley.

O Seminário também apresentou as principais linhas de atuação do CEIVAP para a segurança hídrica: as atribuições do Grupo de Trabalho Permanente de Acompanhamento da Operação Hidráulica na bacia do rio Paraíba do Sul para atuação conjunta com o Comitê do Rio Guandu (GTAOH); o investimento no Programa de Pagamento por Serviços Ambientais, com foco em recursos hídricos (PSA-Hídrico); e os impactos a serem gerados pelo Programa de Tratamento de Águas Residuárias (PROTRATAR) do CEIVAP, que está em sua segunda edição.

O evento contou, ainda, com a exposição de cases do Projeto Rio Sesmarias - PSA Hídrico; os benefícios econômicos e sociais na expansão do saneamento básico no Brasil; e o Projeto Piabanha. O encerramento foi marcado pelos debates acerca da temática “Segurança hídrica em sua totalidade: da reação à prevenção”, mediados pelo promotor de Justiça do Estado do Rio de Janeiro José Alexandre Maximino. Foi destacada a importância do planejamento de ações, programas e projetos para garantia da segurança hídrica na bacia do Paraíba do Sul.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação