Ed. 1 | 30 de fevereiro de 2017

GTAI do CEIVAP realiza 1ª reunião do ano

Encontro foi marcado por debates acerca do Plano de Bacia

Membros do GTAI reunidos na sede do CEIVAP.

O Grupo de Trabalho de Articulação Institucional (GTAI) do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) se reuniu no dia 9 de março, em sua sede, em Resende/RJ, para um debate acerca do novo Termo de Referência, que complementa a Revisão do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul e define a agenda de trabalho e o calendário de reuniões para o ano de 2017.

O novo Termo de Referência foi apresentado aos participantes pela especialista em Recursos Hídricos da AGEVAP, Ana de Castro, e pela Diretora de Recursos Hídricos, Juliana Fernandes. A apresentação enfatizou as atribuições do CEIVAP e dos Comitês afluentes da área de abrangência da bacia do rio Paraíba do Sul no que diz respeito ao Plano de Recursos Hídricos da Bacia.

A Secretária do Comitê, Maria Aparecida Vargas, destacou a importância do envolvimento do GTAI na consolidação do Termo de Referência para Revisão do Plano de Recursos Hídricos. “A composição do Grupo é estratégica, engloba os principais atores da Bacia do Paraíba do Sul, pauta os aspectos e necessidades considerando as particularidades de cada região hidrográfica que compõe a Bacia, é de fato um espaço para articulação e integração”.

Estiveram presentes representantes da diretoria do CEIVAP, do Instituto Estadual do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (INEA), do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), Comitê Preto e Paraibuna, Comitê Pomba Muriaé, Comitê Rio Dois Rios, Comitê Baixo Paraíba, Comitê Médio Paraíba, Agência Nacional de Águas (ANA) e AGEVAP.

Grupo de Trabalho de Articulação Institucional

Instituído pela Deliberação CEIVAP nº 76/2006 e revisado pela Deliberação CEIVAP nº 212/2014, o Grupo de Trabalho de Articulação Institucional (GTAI) foi criado com a finalidade de apoiar e promover a integração do Comitê com instituições regionais responsáveis pela gestão de recursos hídricos da bacia, tais como comitês de bacias afluentes, consórcios intermunicipais, associações de usuários, organizações de ensino e pesquisa, ONGs e outros organismos da sociedade civil ou do poder público. Como parte de suas atribuições, está o acompanhamento da elaboração e a implantação do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação