Ed. 14 | 19 de junho de 2017

CEIVAP apoia pesca esportiva na bacia

Torneio atrai 84 atletas e promove conscientização ambiental

I Torneio de Pesca ao Robalo no rio Paraíba

O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) marcou presença no I Torneio de Pesca ao Robalo, realizado em Campos dos Goytacazes/RJ, nos dias 9 e 10 de junho. Representado por João Gomes de Siqueira, também presidente do Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, o CEIVAP ganhou espaço durante a cerimônia de abertura do evento para expor seus projetos e ressaltar a importância da pesca sustentável para a preservação do manancial. Promovido pela ONG Ecoanzol, o torneio teve como objetivo principal promover a pesca esportiva associada à conservação do meio ambiente.

João Gomes mencionou a parceria de longa data com a Ecoanzol e a importância dos comitês da bacia estarem integrados a atividades que impulsionem a educação ambiental e o pensamento sustentável. “Um evento como o torneio de pesca desperta a população para a preservação do rio Paraíba e de sua ictiofauna. Esgoto é despejado in natura no rio e ainda assim ele nos devolve vida, peixes.”

Cerca de 84 atletas de vários municípios do estado do Rio de Janeiro participaram do torneio, que ocorreu das 8 às 16 horas do dia 10 de junho, com saída no Cais da Lapa, em Campos dos Goytacazes. Foram capturados 15 robalos, de 35 cm a 75 cm, atendendo às exigências do Ibama. A competição teve a chancela da Federação de Pesca e Lançamento do Estado do Rio de Janeiro (Fepelerj) e Confederação Brasileira de Pesca e Lançamento-Nova Pesca Brasil (CBPL-NPB).

Luiza Salles, diretora da Ecoanzol, destacou o evento como marco na busca da preservação da bacia do rio Paraíba do Sul. “O rio Paraíba é palco de toda a vida da nossa região. Precisamos consolidar a política de mobilização e conscientização ambiental e avançar nesse propósito de promover a sustentabilidade da bacia. Para isso, contamos principalmente com os comitês.”

Além do torneio, a programação foi composta por palestras, atividades de educação ambiental, divulgação da culinária local, exposição de produtos artesanais, encontros institucionais e apresentações culturais.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação