Ed. 14 | 19 de junho de 2017

CEIVAP e AGEVAP
comemoram os 80 anos do PNI

Evento realizado no dia 13 de junho reuniu diversas
instituições que lidam com o meio ambiente

Abertura do evento comemorativo dos 80 anos do Parque

O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), representado por seu vice-presidente, Rutnei Morato Erica, e a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), representada por seu diretor-presidente, André Luis de Paula Marques, estiveram presentes na cerimônia de comemoração dos 80 anos do Parque Nacional do Itatiaia (PNI). O evento foi realizado no dia 13 de junho, na área de visitação do Parque, situado na cidade de Itatiaia/RJ.

A comemoração também marcou a reinauguração do centro de visitantes, que passou por obras e está totalmente revitalizado. Uma exposição interativa da fauna e flora da região, além do lançamento do livro “Aves do Parque Nacional do Itatiaia”, compuseram a programação. Cerca de 200 convidados estiveram presentes, entre autoridades, técnicos e ambientalistas.

O CEIVAP foi um dos patrocinadores da iniciativa. Para Rutnei Morato, é fundamental que o Comitê apoie e incentive ações como essa. “É importante divulgar os 80 anos do primeiro parque criado no Brasil e é uma honra para o comitê comemorar a data junto com outras instituições que trabalham em prol da mesma causa: a preservação ambiental como um todo”.

No dia 8 de junho, na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o Parque recebeu a Medalha Tiradentes - a mais importante condecoração concedida pela Casa Legislativa -, destinada a premiar instituições e personalidades que prestam relevantes serviços à causa pública.

Parque Nacional do Itatiaia

Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia foi criado em junho de 1937 e abrange os municípios de Itatiaia e Resende, no Estado do Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, em Minas Gerais, que abrigam aproximadamente 60% de seu território.

Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas. Em sua parte alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos, onde nascem vários rios. A área do Parque concentra nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação