Ed. 15 | 26 de junho de 2017

AGEVAP comemora 15 anos

Primeira agência de bacia do Brasil é referência
em gestão hídrica

No dia 20 junho, a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) comemorou 15 anos de atuação no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Criada em 2002, para atender ao previsto na Lei Federal nº 9.433/97, a AGEVAP foi a primeira agência de bacia do Brasil, tornando-se modelo para a implantação de outros organismos que cumprem função semelhante.

O diretor-presidente da AGEVAP, André Luis de Paula Marques, ressalta que a Agência está em constante processo de evolução. “Ficamos muito felizes em ver os resultados dos últimos anos e esperamos evoluir ainda mais nos próximos, para tornar a AGEVAP mais que uma referência, na bacia do Paraíba do Sul, mas no Brasil.”

O apoio técnico e operacional dado à gestão integrada de recursos hídricos – que fez com que a AGEVAP se responsabilizasse pelo planejamento, execução e acompanhamento de ações nessa direção –, tornou sua experiência pioneira no país. Para isso, segundo André Marques, a parceria com as prefeituras da área de abrangência da bacia tem sido essencial. “Hoje já oferecemos um apoio técnico muito forte aos municípios, assim como para as empresas, e queremos ampliar esse esforço.”

Os valores da AGEVAP enfatizam a transparência de sua gestão; clareza na disponibilidade e divulgação das ações desenvolvidas e aplicação de recursos; ética, com conduta pautada pelos princípios da moralidade, respeito, imparcialidade e igualdade; responsabilidade e compromisso em cumprir a missão da Agência; cooperação e parceria no desenvolvimento do trabalho de integração intra e interinstitucional; e legalidade.

Prêmio Água

Os 15 anos da AGEVAP também serão comemorados com o lançamento do Prêmio Água, que vai reconhecer as iniciativas e os atores sociais que se destacam no desenvolvimento de ações e projetos em gestão hídrica na área de atuação da Agência. O regulamento do Prêmio será divulgado posteriormente. A premiação acontecerá em outubro, durante a Assembleia Geral da AGEVAP.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação