Ed. 4 | 17 de abril de 2017

ANA lança Sistema de
Informações sobre Barragens

Site foi divulgado durante as comemorações
do Dia Mundial da Água

A Agência Nacional de Águas (ANA) lançou, no dia 22 de março, o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB). O SNISB é um cadastro consolidado que tem como objetivo registrar as condições de segurança de barragens em todo o território nacional, por meio da coleta, tratamento, armazenamento e recuperação de informações para diferentes usos. Instituído pela Lei nº 12.334/2010, o sistema é um dos instrumentos da Política Nacional de Segurança de Barragens.

Na Bacia do Rio Paraíba do Sul, o CEIVAP possui um grupo específico para tratar da segurança das barragens localizadas em sua área de abrangência. Ativado no ano passado, o Grupo de Trabalho de Segurança de Barragens (GTSB) é formado por 21 representantes, divididos entre diretoria do CEIVAP, órgãos gestores, prefeituras municipais, sociedade civil, instituições técnicas e usuários nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, que se reúnem para promover ações que visam tornar o armazenamento mais seguro.

O GTSB se reúne periodicamente por meio de videoconferências. Atualmente, o grupo é coordenado pelo representante do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Edson Falcão, e possui um espaço no site do CEIVAP, onde é possível visualizar sua composição e ter acesso às atas de reunião.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação