Ed. 8 | 8 de maio de 2017

Parque Nacional de Itatiaia completa 80 anos

CEIVAP será um dos patrocinadores de evento comemorativo

Nova plataforma já está disponível para acesso

Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia, primeiro do Brasil, foi criado em junho de 1937. Seus 80 anos serão comemorados em junho, e o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) é um dos patrocinadores do evento.

O Parque abrange os municípios de Itatiaia e Resende, no Estado do Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte em Minas Gerais, que abriga aproximadamente 60% de seu território. Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.

Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos, onde nascem vários rios. A área do Parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul.

A parte baixa caracteriza-se principalmente por sua vegetação e cursos d'água, com diversas áreas apropriadas para banho. O fácil acesso a partir da Via Dutra facilita o fluxo de turistas, o que explica o fato de ali estar concentrada a maior parte da estrutura de visitação.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação