Ed. 9 | 15 de maio de 2017

Educação ambiental em debate

CEIVAP busca subsídios para aprimorar gestão das águas

Membros do CEIVAP e de outros Comitês, em Brasília/DF

O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), representado por seu vice-presidente, Rutnei Morato Erica, marcou presença no V Encontro Formativo Nacional de Educação Ambiental para Gestão das Águas, realizado nos dias 9 a 11 de maio, em Brasília/DF. O evento foi promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), Agência Nacional de Águas (ANA) e Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), com o apoio do governo do Distrito Federal (GDF), e reuniu mais de 250 profissionais das áreas de Gestão das Águas, Educação Ambiental, Mobilização e Participação Social.

Encontros formativos têm como objetivo estimular o diálogo, a troca de experiências e o fortalecimento da rede de educadores ambientais que atuam com gestão hídrica no Brasil. A iniciativa é parte do processo de formação continuada, umas das prioridades do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) para os próximos quatro anos.

A diretora da Área de Planejamento da ANA, Gisela Forattini, que participou da abertura do evento, ressaltou o compromisso da agência em oferecer capacitação técnica a integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh), que inclui órgãos gestores estaduais, comitês e agências de bacias hidrográficas, além do CNRH e conselhos estaduais. Ela aproveitou a ocasião para divulgar o Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) e o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais, ambos promovidos pela ANA e voltados para a formação de professores.

No último dia, foram realizadas visitas técnicas à Estação Ecológica de Águas Emendadas, na região de Planaltina (DF), e ao Jardim Botânico de Brasília, para que os participantes pudessem conhecer experiências de educação ambiental realizadas nestes locais.

Os encontros formativos são realizados a cada dois anos e já tiveram como sedes as cidades de Salvador (BA), em 2009, Bento Gonçalves (RS), em 2011, Ouro Preto (MG), em 2013, e São Pedro (SP), em 2015.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação