Ed. 9 | 15 de maio de 2017

Novas unidades de conservação na Bacia

Serra da Beleza e Serra dos Mascates, no Médio Paraíba do Sul, terão seu patrimônio natural preservado

A Serra da Beleza abrange os municípios de Valença, Barra do Piraí e Barra Mansa

Duas novas unidades de conservação foram criadas na região do Médio Paraíba do Sul, dentro da área de abrangência da bacia do Rio Paraíba do Sul: Serra da Beleza e Serra dos Mascates. Instituídas por meio de decreto publicado no dia 2 de maio, as unidades de conservação abrangem partes dos municípios de Barra do Piraí/RJ, Barra Mansa/RJ e Valença/RJ e juntas somam mais de seis mil hectares de área preservada.

A ação faz parte de um plano da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente, que objetiva a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade presente na região do Médio Paraíba do Sul. De acordo com o Secretário de Estado do Ambiente e também presidente do CEIVAP, André Corrêa, garantir a proteção destas áreas e incentivar o turismo ecológico pode representar uma oportunidade de negócio para diversos setores e deverá estimular a geração de empregos na região.

Ambos os monumentos naturais concentram remanescentes de Mata Atlântica, cuja proteção é oportuna para fomentar a visitação e a promoção de ações ligadas à interpretação/educação ambiental e a pesquisa científica, bem como contribuir com o desenvolvimento do turismo e de atividades econômicas de bases sustentáveis nas unidades de conservação e na região. A iniciativa também visa assegurar a continuidade dos serviços que a própria natureza oferece, como o controle de enchentes e a proteção dos recursos hídricos e das encostas e topos de morro contra deslizamentos, entre outros benefícios.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação