Ed. 49 | 21 de fevereiro de 2018

CNIJM acontece durante o ano

Conferência incentiva diálogo e reflexão sobre questões socioambientais

O Ministério da Educação, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, está à frente da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). A conferência é uma ação de educação ambiental que reúne estudantes, professores e comunidade escolar em torno da reflexão e do diálogo sobre questões socioambientais, por meio da ação coletiva e da atuação em rede.

Para isso, são mobilizadas escolas brasileiras públicas e privadas, urbanas e rurais, das redes estadual e municipal, assim como escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural. Basta que elas possuam pelo menos uma turma do ensino fundamental e médio, e sejam cadastradas no Censo Escolar de 2016, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

A V CNIJMA, que terá o tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”, é uma ação que contribui para a implementação da Lei nº 9.795/1999, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental, e da Lei Federal nº 9.433/97 (Lei de Águas), que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos. Essa é mais uma oportunidade de revisitar documentos referenciais como a Carta da Terra, o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação através da Resolução CNE/CP nº 02/2012.

A V CNIJMA também é parte dos compromissos brasileiros com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, se insere no contexto da realização do 8º Fórum Mundial da Água: Compartilhando Água, que será realizado em Brasília – DF, de 18 a 23 de marco de 2018.

Etapas

Conferência na Escola: Primeiro passo para participar da V CNIJMA
Até 31 de março de 2018

Conferência Municipal
Etapa opcional, a ser definida pela Comissão Organizadora Estadual (COE)

Conferência Estadual
Até 9 de maio de 2018

Conferência Nacional
15 a 19 de junho de 2018

Acesse aqui o site para mais informações.

VOLTAR


(24) 3355-8389
ceivap@agevap.org.br

Produzido por Prefácio Comunicação