A- A+

BALANÇO HÍDRICO

O balanço quali-quantitativo da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul foi atualizado e complementado, durante o prognóstico da complementação e finalização do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

Para as análises do balanço hídrico quantitativo foram consideradas as disponibilidades hídricas e as demandas hídricas. O Balanço foi elaborado, por meio de um modelo matemático, a partir de uma base hidrográfica pré-definida, com a inserção de dados de disponibilidade hídrica e de usos de água, permitindo a simulação quali-quantitativa e verificando os impactos dos usos sobre a disponibilidade e a qualidade da água.

Para avaliação do balanço hídrico qualitativo foram considerados os seguintes parâmetros: demanda bioquímica de oxigênio (DBO), oxigênio dissolvido (OD), fósforo total e suas frações (PT orgânico e inorgânico), coliformes termotolerantes (fecais) ou E. Coli e Nitrogênio Total. Estes parâmetros foram selecionados por serem os principais indicadores da qualidade de água em relação ao tratamento do esgoto doméstico lançado nos corpos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

Para acesso aos Balanços Hídricos Qualitativo e Quantitativo da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul acessar o link: https://sigaaguas.org.br/home/balanco-hidrico/?bacia=ceivap